Minha homenagem pelo Dia do Bibliotecário.
No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.
Ao contrário do que muitos pensam, as bibliotecas não são feitas só de livros, mas também de revistas, documentos, e com o avanço das tecnologias, cresce cada vez mais os acervos digitalizados e os recursos digitais.
Portanto, precisamos mudar a mentalidade de que o bibliotecário seja um mero "guardador de livros". Na verdade, o bibliotecário trabalha como um administrador ou um gerente de informações, alguém que cataloga, guarda processa e dissemina a informação. Alguém que planeja, implementa e gerencia sistemas de informação. Ele também orienta a busca e a seleção de informações. Desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural e desenvolvem ações educativas. Além da função de educador em bibliotecas escolares, ele é mediador e tem como objetivo principal levar a informação de um modo a incluir todos os indivíduos, levando os recursos informação. (Fonte: Wikipédia)
Vamos lutar pela valorização desse importante profissional!
Comments